O pedido de concessão de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é algo bastante comum, mesmo que ele seja aceito ou não pelo órgão.
Assim, quando um benefício chega a ser indeferido pelo órgão, o segurado tem o direito de recorrer através de um recurso para tentar reverter a decisão.
Assim, todo e qualquer segurado do INSS, ou até mesmo um dependente de alguém que já faleceu e teve o benefício negado, pode entrar com recurso administrativo.
Nesses casos, há um prazo de 30 dias para que o segurado recorra ao INSS e peça uma nova chance para provar de que necessita do benefício. Logo, deverá fazer o preenchimento de um formulário para dar entrada no processo.
Para que o segurado possa consultar o andamento de seu recurso, este poderá ligar na central 135 ou acessar o site.
Caso opte pela segunda opção, o usuários deverá entrar com o gov.br e ir na aba “recurso”.
Agora, uma dúvida que surge durante esse período é quanto tempo demora para analisar o recurso, e a resposta é até 85 dias após protocolar o documento para julgamento e devolver o processo ao INSS.
Caso esse prazo não seja cumprido, o segurado pode novamente fazer uma reclamação na ouvidoria do INSS ou pela central de teleatendimento.
Fonte: Contabeis
Precisando de Contabilidade para sua empresa?
Contato Contabilidade Blumenau Indaial Timbó Santa Catarina
E-mail: contato@contatocentrocontabil.com.br
Telefone: (47) 3333-5169
WhatsApp: (47) 3333-5169
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2112. 1° Andar
Bairro Tapajós. Indaial – Santa Catarina.